domingo, 17 de outubro de 2010

fernanda


“we are always running for the thrill of it, thrill of it
always pushing up the hill searching for the thrill of it…”



eu conheci a fê logo que experimentei minha primeira noitada coimbrã. embora a prioridade fosse a festa erasmus, ela estava dois bares abaixo, sentada na mesa de esquina do “café tropical”, cercada de vários já novos amigos, dos quais eu conhecia apenas a bella.

ela trajava jaqueta e blusa pretas, obviamente respeitando o dress code da festa em que ela – nem eu, naquele momento – não se fazia presente.

porque a cadeira ao lado dela era a única vazia, eu acabei me sentando por ali. rodeada por brasileiros que aparentavam ser interessantíssimos, eu acabei entrando na conversa, tentando socializar. e foi ela que respondeu prontamente às minhas primeiras intervenções na conversa, me despertando uma simpatia instantânea.

perguntei o nome dela. totalmente ereta na cadeira, sorrindo abertamente, ela respondeu prontamente, fornecendo nome e sobrenome. eu só consegui pegar o “fer...” inicial. ela falava absurdamente rápido, num sotaque carregadamente paulista com o qual eu não estava familiarizada e que, por isso, não conseguia captar de pronto.

mas ela me despertava tal empatia, que eu acabei por caçá-la no dia seguinte entre os contatos de facebook da bella, procurando todos que começassem pela letra “f”, e acabando por achar facilmente a garota bonita de óculos de armação quadrada e preta. fernanda trevisan, era esse o nome que eu não havia entendido na noite anterior.

não foi preciso mais que um próximo encontro para que eu decidisse que ela seria minha amiga. estávamos nós na praia fluvial, e ela mantinha o mesmo interesse em travar alguma conversa comigo. ouvia algumas das histórias portuguesas que eu conhecia e deixava transparecer sincero interesse em conhecê-las pela minha perspectiva.

de lá pra cá, passamos não só a trocar histórias do alheio, mas a nos confidenciar os capítulos mais íntimos das nossas. e, com as histórias, vieram as descobertas dos gostos musicais compartilhados, as risadas, a confiança, a identificação, e a necessidade estar por perto diariamente.

lembram-se de que eu disse que todo o contato que se estabelece em coimbra é extremamente intenso? pois eu experimento toda essa intensidade na companhia da fê. almoçamos juntas, assistimos a aulas juntas, vamos ao cinema juntas, farreamos juntas, laricamos juntas, ou ficamos a fazer nada juntas, e eu sinto como se fosse impossível me cansar dela.

escrevo isso agora, às 6 da manhã e após uma “balada toooop” (que é como ela definiria) em sua companhia. escrevo e posto aqui, porque sei nela uma das leitoras mais assíduas do “pra ver o mundo”, e porque quero que o meu mundo conheça uma das grandes responsáveis pelo meu imenso contentamento em viver por aqui.

boas vibrações. é só o que eu sinto na fê, mesmo quando ela acha que não as está emanando.

em um mês e meio de convivência, eu já colecionei cada trejeito, expressão e pensamento da fê na memória. ligo para ela com uma notícia chocante já à espera de um “aaaaah, vai, conta tuuuuudo!”; chego na faculdade às terças e quintas já à procura daquele sorriso largo que se estende até os olhos apertadinhos; sei exatamente quais comes e bebes comprar para atrai-la para a minha casa.

e, mais do que nunca, reforço a certeza em mim de que o bom da vida é, de fato, apaixonar-se pelos bons amigos que se reconhece pelos cantos desse mundo.

3 comentários:

  1. fico realmente feliz de você estar em boa companhia, feiosa! e olha que eu sou ciumenta, hein? hahaha. beijo grande.

    débora.

    ResponderExcluir
  2. Marcela,
    eu sou a Isa, amiga da Fê aqui de são paulo. Estou morrendo de saudades da minha tão querida amiga e queria te agradecer por um texto tão lindo, tão bem escrito, com o qual muito me identifiquei. A sua descrição da Fê me fez sentir ela aqui pertinho e me trouxe muito conforto, obrigada mesmo! Mais ainda, fico muito feliz de saber que ela tá cercada por pessoas boas como você transparece ser em seus textos e já é tão querida por seus amigos novos!
    Divirtam-se muito meninas, aproveitem cada segundo dessa experiência maravilhosa.
    Um beijo!
    ps.: estou com aquela inveja branca do seu talento para a escrita =)

    ResponderExcluir
  3. Como diria a nossa querida Fê: Caala boca!
    que texto foi esse Ma???
    Amei!
    Assino embaixo.
    E complemento:

    Marcela e Fernanda: duas pessoas que fazem a vida em Coimbra mais feliz e divertida =)

    ResponderExcluir