quinta-feira, 7 de outubro de 2010

sempre boas novas

essa na foto comigo é a helena! :)


semana que vem, completo dois meses longe do brasil. semana que vem, o hiato de notícias que surgiu por aqui também faria aniversário. já aceitando o fato de que a minha ideia inicial de relatar tudo o que tenho vivido neste blog foi para o ralo, não quero, porém, que deixe de constar cá um pouco do que tem sido minha vida portuguesa.

não menos que perfeita, eu diria, e com muita verdade. mas eu não saberia dizer o que mais a faz ser assim: as aulas, as pessoas, os eventos, a cidade... certeza de que é a reunião de tudo isso.

semana passada, enquanto bebíamos entre amigos, um deles, o vicente, soltou essa: “eu tô gostando de coimbra. mas, se tem alguém que goooosta de estar aqui, é a marcela”. e eu realmente acho que sou a maior entusiasta dessa jovem senhora de mais de mil anos que sabe tão bem me inspirar excessos. aqui, bebe-se muito, come-se muito, sai-se muito, dorme-se muito e (juro!) estuda-se muito, no meu caso.

eu estou cursando apenas três disciplinas: literatura brasileira 2, literatura portuguesa 2, e cultura portuguesa 1. e sinto-me cursando no mínimo seis. a carga de leitura é tanta, que eu tenho a ligeira impressão de que voltarei daqui com uma pilha de xerox quase tão grande quanto a que construí ao longo dos meus sete períodos na ufmg. e que não entendam essa declaração como reclamação! tenho gostado muito de todos os textos, e mais ainda de como eles são trabalhados em aula – principalmente nas duas disciplinas portuguesas, já que a brasileira só começou de fato esta semana. encanto-me com cada nova descoberta sobre a história e cultura desse país, e reapaixono-me por toda a literatura que já havia passado por mim no brasil, mas que sabe bem apresentar-se como nova a cada releitura.

em quatro semanas de aula, sinto finalmente o que andei buscando por quase quatro anos de curso: a sensação de que estou no lugar certo, fazendo o que realmente gosto. tenho agora planos e expectativas num curso pelo qual, já há bastante tempo, havia resolvido apenas passar sem extraordinários feitos.

e, como nada em coimbra é o bastante, também ando descobrindo uma nova paixão: radiodifusão. estou participando da produção de um programa que entrará na grade de horários da rádio da universidade, a “ruc”, daqui a mais ou menos duas semanas. isso graças ao douglas, que cedeu sua vaga para mim, achando que pudesse ter a ver comigo – e acertou em cheio! o nome do programa será “babel”, terá a duração de uma hora por semana, e tem como público alvo os intercambistas da universidade. nele, apresentaremos um pouco da cultura dos diversos países de onde vêm os estudantes que cá estão neste semestre, além de oferecer dicas úteis para que esse período seja aproveitado ao máximo. semana passada, passamos por um treinamento técnico e, a partir da terça, começamos discutir e produzir o material que será veiculado nos dois primeiros programas. estou responsável, a princípio, pelos blocos de gastronomia e agenda cultural. também estou produzindo uma matéria sobre a “latada”, festa universitária que acontecerá do dia 21 ao dia 27 deste mês. o resultado vocês poderão conferir aqui. detalhes sobre dia e hora, conto posteriormente!

quanto ao resto, posso dizer que nenhum dia aqui é igual ao outro, de modo que “rotina” e “tédio” são palavras que não andam saindo da minha boca, ou rondando meus pensamentos. inverto tudo, dançando loucamente durante a semana e fazendo do sábado o dia da preguiça. subverto tudo, cozinhando coisas elaboradas só para mim às 4 da manhã e fazendo faxina às 10 da noite.

não consigo me lembrar de um tempo em que fui tão plenamente feliz. estou seriamente gripada desde ontem e, ainda que eu esteja tossindo insuportavelmente e só consiga respirar com a ajuda de um descongestionante nasal, esse sentimento bom não sai de mim.

quero mais coimbra. muito mais. e esta cidade realmente parece muito apta a continuar alimentando minha insaciabilidade.

3 comentários:

  1. Tomei a liberdade de ler seu relato. Permita-me dizer que gostei muito do que escreveu, de como escreveu e do que pensa sobre Coimbra. Mas quero que me explique depois o porquê da ausência de letras maiúsculas.

    Att.,

    Henrique

    ResponderExcluir
  2. henrique: http://twitter.com/marcelapieri/status/20355697394

    ResponderExcluir
  3. opa, tá vendo a curiosidade despertada pelas minúsculas?! estilo adotado pela filhinha!
    a sua felicidade de estar aí viaja pelo oceano e contagia o endereço da Paula Mota!! curta bastante, estude bastante, ame, sorria, divirta, trabalhe!! a sua bagagem interior, com certeza, virá com excesso, sem ter que pagar por isso e sim deliciar e contar pro mundo todo sua experiência!! Amooooo!!!

    ResponderExcluir