sexta-feira, 27 de agosto de 2010

o pesadelo europeu

eu sempre adorei pombos de rua. não que os achasse criaturas bonitas, porque essa coloração cinza que quase se confunde com o asfalto não ajuda. mas, na escola em que estudei durante todo o meu ensino fundamental, os pombos encontravam-se aos montes pelo pátio, e eu adorava correr atrás deles e vê-los aprontar uma corridinha de início, depois levantarem vôo desabalados. notem que eu não disse que gostava de fazer isso “quando menina”. vergonhoso admitir que aproveitei desse passatempo até meados da minha adolescência.

enfim, o caso é que sempre adorei pombos. até conhecer os pombos europeus. os pombos europeus não aprontam corridinhas e levantam vôo quando você se põe no caminho deles. eles são os donos das praças e ruas mais largas, e quem deve sair de suas vistas é você. caso essa regra não seja obedecida, sabe o que acontece? elas levantam vôo e vão não na sua direção oposta, mas ao seu encontro, e a probabilidade de levar uma “pombada” na cara torna-se arriscadamente alta. eles são destemidos e arrogantes, além de se portarem como ladrõezinhos alados. comer em cafés abertos nas praças em que eles imperam é sempre arriscado: se você não vigia atentamente seu prato, eles acabam pousando dentro deles e se apossando da sua comida. vi esta cena anteontem, em coimbra.

quando estive em veneza, presenciei uma das cenas mais cômicas e bizarras da minha vida: pessoas colocavam pães nas palmas das mãos e as voltavam para cima com os braços abertos, para que os pombos pousassem ao longo de seus corpos e eles pudessem tirar fotos... divertidas? o problema é que eles nunca vinham em pares ou trios. vinham em montes descontrolados que acabavam atacando os pobres turistas, mais ou menos como aquela cena do final de “esqueceram de mim 2”, sabem?

eu odeio os pombos europeus. eu tenho medo de pombos europeus. e ontem cheguei aqui em porto, onde eles estão por toda parte, principalmente ao pé dos monumentos com os quais você mais quer tirar foto. resultado? fui eu tirar foto junto ao paço do conselho e sofri um atentado em forma de revoada. e eis a bonita foto que obtive:



seis longos meses convivendo com essas criaturazinhas impertinentes e amedrontadoras. desta vez escapei, mas tenho o forte sentimento de que acabarei levando uma pomba. é...

6 comentários:

  1. "levantam vôo e vão não na sua direção oposta, mas ao seu encontro."

    tá igual as prepotentes baratas brasileiras! cê já viu barata aí?

    ResponderExcluir
  2. o momento nao deve ter sido nada agradável, mas você há de convir que rendeu uma foto cômica... tenho uma ideia: que tal tirar fotos com capacete? haha (foi mal)
    Beijo e aproveita ai, que é bonito demais!
    Pode sugerir uma coisa? Se quiser e der, visita a Capela dos Ossos em Évora? Tenho um postal, parece ser sombria e linda ao mesmo tempo...

    ResponderExcluir
  3. magro, barata ainda não avistei por aqui, não! mas, a julgar pelos pombos, prefiro continuar sem ver...

    e, tai, eu visitei a capela dos ossos em 2008! é linda, sim, mas é o lado sombrio pesa mais, hehehe...

    ResponderExcluir
  4. isso me fez lembrar do pombo que eu vi numa praça aqui. ele tinha uma espécie de correntinha nas patas e eu perguntei o que significava. eles são realmente pombos-correio! achava que isso nem existia mais! então, talvez essa revoada de pombos ao seu encontro seja uma encomenda brasileira cheia de beijinhos e saudades! hahaha! :D

    ResponderExcluir
  5. Conheço gente que assusta pombo até hoje. E diz que é pra "mostrar quem é que manda". HAHAHA

    E a foto ficou maravilhosa! HUHEUHUEHHUEUE
    Mesmo. =)

    ResponderExcluir
  6. auhsduhasdhuasuhda pensa que é uma foto diferente de todas que um dia vc já pensou em tirar, INOVOU! XD

    traz uns pombinhos assassinos guarda-costas pro Brasil, mas q sejam estéreis, pq baratas e pombos atrevidos, aí já é demais! XD

    bjuuuls

    ResponderExcluir