quarta-feira, 4 de agosto de 2010

por que não "sacolar" na europa

ainda sobre comentários interessantes que surgem quando o papo sobre intercâmbio aparece, há pessoas que não desdenham o destino "portugal" porque lêem nele "europa". e aí, vem o comentário que acho bem engraçado: "que maravilha! vai poder comprar um monte de perfumes/ maquiagens/ roupas/ cds/ ipod/ câmera/ nootebook/ celular/ televisão/ geladeira/ cama bem baratos!".

acho esse comentário engraçado principalmente quando é o primeiro dito por alguém, porque as minhas motivações essenciais para viajar - seja para ouro preto ou para coimbra - são sempre da ordem sinestésica, de forma que meu dinheiro está primeiramente direcionado para as ocasiões em que eu tenha que pagar para ver, tocar ou comer algo que não me seria possível aqui em belo horizonte. claro que, satisfeitos tais desejos, as lojinhas de souvenirs, de artesanatos cada vez menos locais (e artesanais), ou mesmo roupas começam a ser bastante convidativas. no entanto, e talvez nem seja necessário dizer isso depois do último post, não estou indo para europa para um maravilhoso semestre de compras, mas em busca do mais delicioso período de experimentações e aquisições de ordem não material.

agora, o que definitivamente não é engraçado são aqueles que, não contentes em prever para mim uma falência pelo pecado do capital, começam a me pedir para aproveitar e comprar para eles as mais variadas coisas. e eu estava na dúvida se esse era um assunto pertinente para um post, mas decidi que merecia uma atenção quando meu tio pediu à minha mãe – que passará alguns dias comigo por lá – que lhe trouxesse um esfregão que ele usava quando morava no algarve, muito eficiente e barato, segundo ele. um esfregão!

rola um mito de que os produtos que podem ser adquiridos europa afora são muito mais baratos que aqui. mentirinha. às vezes eu pesquiso algumas coisas no amazon.com e, de fato, isso acontece nos estados unidos. mas não se repete na europa. o euro, neste momento, está cotado em 2 reais e 31 centavos. um frasco com 50ml do famoso chanel nº5, por exemplo, é vendido por cerca de 95 euros na frança. num site brasileiro, ele custa 247 reais. multiplique o valor francês por r$2,31. você ainda acha que faria um senhor negócio da china?

eu caí nessa quando estive em londres: comprei dois cds por £4,95, achando uma pechincha incrível. só que, como a moeda estava cotada em mais de 4 reais, foi como comprar dois cds em qualquer loja daqui. as coisas podem ser mais baratas se você ganha o seu salário em euros/libras. agora, se os valores do seu extrato vêm computados em r+cifrão, esqueça.

além disso, em valores absolutos (tirando-se o valor da moeda e considerando apenas o número na etiqueta), a maioria das coisas costuma ter mais ou menos o mesmo preço daqui, o que, para nós, as torna, na verdade, mais caras – como os sapatos mais legais, que não são vendidos por menos de 90 euros.

comparações de valores à parte, sempre achei de uma cara de pau e de um relaxamento sem tamanho pedir que as pessoas vão atrás dos seus sonhos de consumo enquanto elas poderiam passear. acho que a aceitação de um pedido de “encomenda” é proporcional ao seu grau de proximidade da pessoa e à pertinência do seu pedido. ou seja: se você for a minha mãe ou o meu pai, é ok pedir qualquer coisa. se você quer muito algo que dificilmente encontraria no brasil (como o berimbau de boca, um curioso instrumento que uma amiga minha encomendou a conhecidos que estiveram pelo velho mundo há um tempo atrás ), é ok, também – exceto se você quiser um esfregão.

portanto, você que vai à europa, evite aceitar esses pedidos. se te constrange muito a negação categórica deles (acredite, eu não tenho coragem de falar a metade do que acabei de escrever aqui com quem me encomenda algo), apenas sorria amarelo e minta que já aceitou muitos pedidos e que tem medo de ser barrado na alfândega. não só é eficaz, mas também real: ter toda a sua mala aberta, questionada e taxada por um policial não é nada agradável.

e você que conhece alguém que vai à europa por esse tempos, evite a embaraçosa situação da pergunta “aaaah, será que você pode trazer x pra mim?”. as possibilidades de, nesse caso, você acabar recebendo uma recordação de bons momentos de alguém sem nada ter pedido serão muito maiores. :)

4 comentários:

  1. será que vc você trazer muitas fotos bonitas pra mim? E mtas histórias e mtos sorrisos felizes?? ^^

    ResponderExcluir
  2. pra você eu posso trazer um chaveiriho, também. hahahaha!

    (acabei de lembrar o quanto eu queria te trazer todos os maravilhosos livros de arte e design que vi em milão em 2008. ;D)

    ResponderExcluir
  3. Acho que você estava engasgada desde de 2008 né?Essa falta de "noção" faz parte do humano. Sei que nós vamos é curtir "pra daná" né?TA.Mam's.

    ResponderExcluir
  4. será que tem chaveirinho de esfregão?

    ResponderExcluir